sexta-feira, 18 de abril de 2008

Os hábitos

No decorrer de nossa existência vamos nos cercando de hábitos. Claro. Adquirimos os hábitos dos pais que adquiriram dos avós e assim por diante. Aliás, hábito é algo muito fácil de adquirir, acho que é quase como um vírus. Se você começa a conviver com determinada pessoa por um determinado tempo, pimba!, lá está você correndo o risco de adquirir um novo hábito. Viu como pode ser simples? Hábitos são fáceis de serem adquiridos e, graças a Deus, mudados. Não é por que você fez uma coisa durante 40 anos que terá de fazê-la pelo resto da vida ou terá de gastar mais 40 anos para mudá-la. Não! E aí está a boa nova. Há algo na sua vida que você não gosta? Tem certeza de que deseja mudar isso ou é só papo de comadre? Quer parar de fumar e não consegue? Como assim? Quer parar de comer e não consegue? Como assim? Claro que você consegue. Se realmente quiser, consegue. Você consegue tudo o que quiser, e isso não é papo, é exercício.
Ontem, uma pessoa virou-se para mim, com os olhos tristes, e disse:
-- Estou fazendo tudo direitinho, pensando positivo e não entendo por que a minha família toda está doente, depressiva, incluindo eu mesma. O que está errado?
Com certeza, está resistindo a uma situação. Algo a está preocupando, sem que se dê conta. E preocupar-se é um hábito; péssimo, por sinal! Tem gente que só faz isso e, se não com a própria vida, com a alheia, o que é ainda pior. Ela aprendeu a mudar de pensamento (através de diversas técnicas que lhe foram passadas, bastava escolher uma, mas parecia cega, surda e muda). Alguns pensamentos habituais nos prendem tanto e tanto, como areia movediça e, muitas vezes, não se consegue sair dali. Por quê? Inconsciência. Por isso é tão importante manter-se acordado e atento ao próprio pensamento. Em que você está pensando agora? Atenção! É ele quem vai libertá-lo ou prendê-lo. Mas se a pessoa está doente não adianta ficar o dia todo focando em saúde perfeita, porque não deixa de ser uma forma de pensar em doença, concorda? Afirme sua saúde perfeita e pense em outra coisa, algo que o divirta e o leve para bem longe do medo. É tiro e queda. Experimente! Ela experimentou e tudo mudou.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...